quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Psicologia e Psicologias (capitulo 1 e 2)



Perspectiva de Desenvolvimento Humano


Capítulo I


- Relação entre ciência e o senso comum;
- Senso Comum também faz Ciência, ou se apropria de termos da Ciência (rapaz complexado, mulher histérica);
- Ciência como um processo (Objeto específico, linguagem rigorosa, método e técnicas específicas, processo cumulativo, objetividade);
- Objeto da Psicologia e das ciências humanas é o homem. Pode ser também o inconsciente, a mente humana, o comportamento humano;
- Existem várias concepções do que é o homem. A psicologia acaba estudando os diversos homens concebidos e vistos pela sociedade humana.
- Fenômenos psicológicos: não podem ser acessíveis para mesmo método ou nível de observação, não possuem mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação ( ciências psicológicas);
- Matéria-prima da Psicologia – Vida dos homens;
- Fenômenos psicológicos – Processos do mundo interno que são construídos durante a vida. A subjetividade e o mundo interno construído pelo sujeito;
- Psicologia atual (para a resolução do conhecimento fracionado) vê o homem como ser concreto e multi-determinado;
- O mundo externo (história) e o interno (mundo psicológico – psicologia);
- Qual o parâmetro para se dizer que o fenômeno psicológico é observável ou não.
- Behavioristas (observação) consideram que a Psicanálise não possui provas do inconsciente;
- Os psicanalistas afirmam resultados práticos na cura de neuroses, histerias, fobias de fundo psicológico etc;
- A Psicologia deve ser aberta ao universo místico e ao ainda desconhecido psiquismo humano.

Capítulo 2

- História da Psicologia – 2 mil anos na Grécia. O avanço das cidades da Grécia possibilitou que os homens se ocupassem das coisas do espírito (filosofia/arte);
- A concepção de Psique era a parte imaterial do ser humano responsável por pensamentos, sentimentos, emoções, irracionalidades, desejos, sensações e percepções;
- Relação entre (Idealistas versus Materialistas). Sócrates da consistência (razão);
- Platão procurou lugar da alma (medula serviria de elo entre o corpo e a alma);
- Aristóteles – Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta – possui alma;
- Antes do advento da psicologia (platonismo e o aristotelismo), em seguida o cristianismo pela monopolização do saber e do saber sobre o psiquismo humano. Para Agostinho e Aquino a Alma era a prova da manifestação divina;
- Tempos depois, vem a revolução industrial, protestantismo, capitalismo quebra o paradigma da visão católica;
- Renascença, pela evolução das estruturas sociais e políticas, descoberta de novas terras, povos, culturas e acumulo de riquezas – valorização do homem;
- Principais obras: Divina Comédia, Anunciação (Da Vinci), Escultura de Davi, O Príncipe de Maquiavel;
- Avanço das ciências: Copérnico, Galileu, sistematização do conhecimento (taxonomia), Descartes, avanço da anatomia e fisiologia – progresso da Psicologia;
- Origem da Psicologia Científica: Hegel e a importância da História. Darwin encerra o Antropoculturismo;
- Noção de unidade – terá que passar pelo crivo, pelo aval da Ciência. O positivismo o método da história natural como modelo da construção do conhecimento;
- No séc. XX além de filósofos é objeto de estudo da fisiologia e Neurofisiologia. Teorias sobre o Sistema Nervoso Central. Psicologia passa a absorver a linha da fisiologia e da neurofisiologia;
- Doenças mentais século XX – Relação direta ou indireta sobre células cerebrais;
- Neuroanatomia – Atividade motora nem sempre está ligada à consciência. Um exemplo seria o reflexo – estímulo chega primeiro à medula para depois ir ao SNC;
- Primeiro tratado de psicologia científica – Da Anima que diferencia razão, percepção e movimento;
- Em 1860 lei de Fechner-Weber – Relação entre estímulo/sensação – onde permite a mensuração);
- Wilhelm Wundt – Cria o primeiro laboratório na área de Psicofisiologia. Idéia do paralelismo psicofísico;
- Fenômenos mentais são fenômenos orgânicos – Método introspeccionismo;
- Psicologia se liberta da filosofia;
- Outras abordagens nos EUA: funcionalismo, Estruturalismo, Associacionismo;
- Principais Teorias: Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt ( Humanismo);
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1 comentários:

Unknown disse...

Grande Saulinho!
Achei este blog aqui no meio das coisas, ele é definitivamente interessante!
Utilizando de forma simples as questões abordadas em sala de aula, aproveitando e focando o conteudo...
Assim voce vai longe meu garoto!
Akele abraço!

©2007 '' Por Elke di Barros