sábado, 31 de outubro de 2009

O Projeto Parcimônia ao PET/FE/UnB - Artigo 1



Saudações comunidade UnB, FE, futuros Pedagog@s e demais do Jornal Diálogos,

Dando seqüência ao projeto Parcimônia que visa discutir Ciência e Tecnologia dentro e fora do universo da educação traz a seguir, uma pequena reflexão da natureza e como conceber o pensamento científico na educação.

Pedagogia é Ciência? Para quê serve a Ciência? Como surgiu?

Para essas perguntas, existem inúmeras respostas. Algumas melhor fundamentadas outras nem tanto. Não existe uma única resposta para as questões acima. Admitamos ainda que esses iniciais questionamentos são necessariamente, questionamentos abertos e dinâmicos.
Para a primeira pergunta, necessita-se primeiro saber o que é Ciência e Pedagogia. A Ciência, de forma superficial, visa entender os fatos que vimos e sentimos no mundo interpretando-os de uma maneira específica. Exemplo: A UnB. A Universidade de Brasília visa explicar a Pedagogia, dentro de um corpo teórico que sustente a Pedagogia acima do senso comum e da ideologia. Pode-se educar os filhos conforme a experiência de vida, ou pelo simples fato de observar/repetir? Sim. Mas a diferenciação da Pedagogia em senso comum e da Pedagogia científica é que a última tem fundamentado suas ações de forma teórica, dentro da História e nunca se propõe a ser uma resposta definitiva. A primeira é feita sob um modelo pronto, sem foco ou sem uma forma clara de abordar nuances da própria Pedagogia. A segunda é feita sob uma teoria ou um método. Mas qual a vantagem de se conceber a Pedagogia como uma ciência, sendo que inúmeras pessoas se educam sem sequer ter a noção de Pedagogia ou Ciência? Não seria uma questão de vantagem, mas sim uma questão de interpretação e concepção. Concebe-se na UnB, uma Pedagogia “científica” porque é da natureza da UnB (como academia) sistematizar a Pedagogia de forma científica apesar de não haver uma concordância global dentro da UnB sobre a Pedagogia ser ou não ciência. Não se tem aqui uma escala de valor ou de vantagens. Torna-se mais uma questão de interpretação e concepção dos fatos sensíveis do mundo e da sociedade humana em detrimento a uma outra concepção de Pedagogia.
Não se tem vantagem ou desvantagem direta para o educando dentro de um modelo religioso ou de um educando dentro de um modelo didático/pedagógico científico. Ambas são válidas, mas a segunda, é mais dinâmica e nunca propõe a visão de mundo de forma estática e/ou dogmática. O segundo modelo está sempre em revisões, reformulações e parte de explicações que são demonstráveis ou lógicas dentre outros critérios. Mas afinal, Pedagogia é ciência? Sim e não. Como assim? Sim. Segundo a Drª Maria Abádia da Silva, por que a mesma demonstra um corpus teórico epistemológico fundamentado dentro da História. E não, por que não existe um consenso universal sobre a real natureza da Pedagogia (dentro mesmo da UnB e academia). Alguns vão falar de uma protociência, outros de uma técnica, outros de uma utopia, outros de um modelo educacional que pode “vir a ser...”. No segundo artigo, trataremos da segunda e terceira questões citadas no início.

Quadro Axioma

Ficou com dúvidas sobre as palavras: Senso Comum, Ideologia, dogma e epistemologia? Escreva-me: cienciadaeducacao@gmail.com

O projeto PARCIMÔNIA -
http://www.4shared.com/file/97598903/85a316c8/_2__projparcimonia.html

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©2007 '' Por Elke di Barros