Tema geral: A história da Faculdade de Educação (a destinação de seus espaços pós-REUNI e políticas governamentais correlatas ao Ensino Superior) e seu papel institucional, político e pedagógico na construção da estatuinte da UnB 2011.
Objeto de Pesquisa 1: Entender, historicizar em síntese crítica (da dialética) e documentar visando publicação, sob a forma de tese, projeto ou artigo científico acerca da conjuntura política e das principais relações de poder e atores políticos/pedagógicos referentes a estatuinte da UnB 2011 – tendo por referencial estatuintes pregressas e o próprio passado da UnB sob a temática. Tal objeto de pesquisa não se limitará ao passado, mas sob um ponto crítico dialético ter vistas ao presente/futuro da Universidade de Brasília e da Faculdade de Educação;
Objeto de Pesquisa 2: Entender, historicizar em síntese crítica (da dialética) e documentar visando publicação, sob a forma de tese, projeto ou artigo científico acerca da conjuntura política e dos principais projetos (arquitetônico e de destinação pedagógica e ao ME) referentes aos novos prédios da FE/UnB. Do cine dois candangos, Centro Acadêmico – Pedagogia do Oprimido (Espaço original na FE05 batizado por Paulo Freire em 12/11/1992), CEDOC e estrutura original do projeto do Darcy Ribeiro para os demais espaços da Faculdade de Educação/UnB.
Justificativas
1 - Visa também fazer um levantamento histórico e de memória dos principais eventos e fatos políticos sob a perspectiva da Professora Doutora Maria Angelim e outros professores da Faculdade de Educação sobre a própria faculdade de educação, finalidades, estatuintes pregressas e o papel institucional, político e pedagógico da FE na construção da identidade e da natureza pública, gratuita, laica, plural e democrática (no seu mais amplo sentido) da Universidade de Brasília;
2 – Tornar inteligível, sistemático e claro – o histórico da UnB em sua própria missão institucional, estatutária, orgânica e sob o horizonte de Darcy Ribeiro e demais educadores do Brasil e globo;
3 – Visa ser veículo de pressão institucional, não de forma unilateral – na conjunção de visões e experiência acumulada (por isso da necessidade da orientação da Profª Angelim) para de fato, ajudar a compor uma visão mais acurada da realidade institucional e formativa – visando ainda ajudar a compor (na formalidade necessária) – a quebra de paradigmas da qual a Estatuinte ainda está submetida;
4 – Tem por objetivo (ambos os objetos de pesquisa) ser ferramenta para que; dentro das limitações/restrições conjunturais que se apresentaram na Estatuinte da UnB em 2011, ser e ter ambas as teses ampla divulgação, apoio interno da FE para ser um contraponto real (por ter justamente apoio institucional/docente) justamente para garantir a quebra de paradigmas e enviezamentos/fisiologismos históricos que solapam uma UnB extensiva aos esfarrapados de Freire, aos 62 milhões de brasileiros que não possuem o EF, dentre outras mazelas sociais da República;
Autores: Traquinagens* em co-autoria com o Pedagogo Wesley Oliveira (2010);
quarta-feira, 30 de março de 2011
Da Estatuinte da UnB e do CA original de Paulo Freire (12/11/1992)
Postado por Ciência da Educação às 08:14
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