quarta-feira, 28 de julho de 2010

Manifesto Brasil na era do pré-sal - Por Traquinagens*





Em Setembro de 2009, o estado brasileiro anuncia oficialmente, a descoberta do Pré-Sal, uma imensa reserva de petróleo que poderá alavancar estruturalmente facetas de nossa economia e sociedade. Diante desse cenário macro-econômico e político favorável, o Traquinagens* como portal de fins educacionais convoca todos os profissionais da área não só petro-química, mas educadores, administradores, demais agentes da educação, sindicatos, associação de pais, movimentos sociais, o movimentos dos sem terra, para um amplo debate sob a educação brasileira diante da perspectiva da variável pré-sal.

Tal construção textual é COLETIVA e está, como dito em construção. Portanto, educadores, formadores de opinião, brasileiros, cidadãos em geral façamos juntos um documento que terá por finalidade as instituições do estado brasileiro, MEC, FNDE e demais instituições educacionais Brasil a fora e que vise iniciar um pontual debate entre essa variável e o universo educacional brasileiro.

O Portal Traquinagens agradece imensamente a oportunidade de contribuir com esse processo, para a feitura de políticas públicas educacionais pós descoberta do pré-sal, sabendo que tal processo terá seus reflexos na sociedade em termos médios ou longo prazo, mas o futuro já é agora.

Sigamos em frente na procura de estruturar uma melhor estratégia em termos soberanos para a educação brasileira. Sigamos em frente sem arredar nenhum centímetro frente aos ataques sistêmicos, estruturados, históricos e violentos da sociedade do capital em defesa da educação de natureza estatal. Educação essa que podemos até sonhar com difusão de ciência em massa, coisa que, em termos de observação in vitro mal se tem acesso a microscópios e estrutura básica para fazer, conceber, estimular, praticar uma curiosidade epistemológica nossas universidades, que dirá o filho do operário José ou do Aristides, ou da mamãe Celma (também educadora por participar ativamente da formação escolar dos filhos) e que vive no interior do Brasil e que necessitou por toda a vida de melhores sementes e formas de produzir alimentos e renda.

Façamos dessa conjuntura macro econômica favorável ao Brasil, uma oportunidade para trazer de vez, um estrato social em grande risco social para a vida em sociedade.

Façamos da reserva do pré-sal uma oportunidade educacional para difundir C&T e P&D juntamente com cultura em massa, juntamente com urbanização, extensão de direitos, (re)afirmação de uma sociedade democrática de lei instituída.

Façamos então, dessas anotações iniciais uma verdadeira guerra dialética entre o continuísmos e um pré-sal para o povo que seja capaz de trazer rupturas com as estruturas capitalistas. Rupturas totais com os vícios estruturais de séculos de exploração direta/existencial e ideológica capitalista excludente.

Saudações cidadãos brasileiros, esse conhecimento é para vocês, em especial para os registros históricos dos desafios pedagógicos que ora se apresentam.Obrigado. Traquinagens*.


--- Download GRATUITO ---:

http://www.4shared.com/document/5kGjGofJ/manifestoBrasilpresal.html

http://www.4shared.com/document/5kGjGofJ/manifestoBrasilpresal.html

http://www.4shared.com/document/5kGjGofJ/manifestoBrasilpresal.html




Referência inicial no Portal Traquinagens:

http://traquinagenspedagogicas.blogspot.com/2009/09/o-brasil-na-era-pre-sal.html

Sobre os vícios incorrigíveis/estrutuais da sociedade capitalista:

http://traquinagenspedagogicas.blogspot.com/2009/03/resenha-educacao-para-alem-do-capital_22.html

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros