segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Brasil na era pre-sal sob a perspectiva da Educação

Em atendimento à convocação do Presidente da República a toda a nação brasileira a discutir, refletir, ter em mente a importância das jazidas do pré-sal para nossa emancipação parcial em grande estrato social tem também o Traquinagens* o compromisso de abordar a situação em conjuntura política sob uma perspectiva educacional.

Um dos critérios da Presidência da República no discurso ao feriado de sete de setembro sobre o Pré-sal seria com a educação e C&T.

Assim sendo, o Traquinagens disponibilizará ao mundo - O manifesto do Brasil na era do Pré-sal. Algumas anotações sobre essa interessante variável política estratégica (Pré-sal) sob a perspectiva da Pedagogia e da Educação.

Tem o Traquinagens também a oportunidade de comemorar seu primeiro aniversário justamente na convocação da nação brasileira a discutir seu futuro. Para o autor, nada mais simbólico em se pensar em possibilidades Freirianas, de natureza libertária.

Parabéns Traquinagens por seu primeiro ano de existência esperamos tornar o blog cada vez mais popular e acessível os assuntos que permeiam a contemporaneidade da educação e sua apaixonante fenomenologia; parabéns povo brasileiro.

Povo que se reinventa, povo trabalhador, povo de negritude, povo colorido, povo tolerante, povo feliz. Povo que agora tem um importante desafio pela frente - ter a sabedoria necessária para transformar o Pré-Sal em emancipação no sentido mais radical da palavra. Para o Traquinagens necessariamente os louros aos esfarrapados de Freire.

A questão além de estratégica, requer ser tratada sob acurada inteligência de estado (presidente - convoque nossos cientistas e demais pesquisadores para discutir a questão), visando nossa Soberania e garantindo a prática concreta de nossa Constituição ao afirmar que as riquesas do subsolo, por interesse nacional, pertencem inequivocamente, sem titubeio, unica e exclusivamente ao povo brasileiro.

Atenção brasileir@s, fale com sua vizinhança sobre a importância dessa riqueza e sua necessidade de pertencer ao povo brasileiro. Traga esse debate para seu dia a dia. Tentem elencar soluções e as demandas específicas de seu município, cidade ou bairro informando aos governantes, fazendo também valer nossa cidadania brasileira.

Atenção povo Brasileiro, fale com sua família, sindicato, associação de moradores,clubes, atenção lideranças locais, atenção lideranças políticas compromissados com o futuro do Brasil - debata, reflita, torne cotidiana a discussão sobre o Pré-sal. Discuta-a de corpo e alma (como pede a Presidência).

Sob a perpectiva da Educação tem o Traquinagens mais um desafio. Onde sob a perpectiva educativa - cabe urgentemente o estado brasileiro passar a equipar e tornar mais democrático cursos técnicos na cadeia petrolífera, ciências como a Geologia, investimento em tecnologia própria e também em "cérebros" próprios.

Estado brasileiro trate com a máxima consideração multiplicadores do conhecimento técnico, nosso geólogos, oceanógrafos, e em relação à todas as ciências correlatas para dar conta da complexidade e amplitude das jazidas pré-sal.

Pensemos, NÓS brasileiros - o Brasil de amanhã. Pensemos Pedagog@s e agentes da educação como tornar possível essa emancipação pela educação. O que quer objetivamente agora o Brasil como nação soberana em termos de Educação sob as jazidas pré-sal? Pensemos em sentido de operacionalidade, planejamento pedagógico e um radical avanço na infraestrutura técnica necessária para maximizar os ganhos do fenômeno pré-sal.

Tem o Brasil capacitação para abraçar toda essa "nova" cadeia produtiva? Pensemos agentes da educação e das UF's de todo o Brasil como tornar acessível as UF's nesse contexto de desenvolvimento social pelo pré-sal?

A fenomenologia em torno do Pré-sal é complexa, de natureza política e que após exautivas (se for preciso) consultas públicas achar um denominador comum para a exploração do Pré-sal. Se preciso que se convoque um plebiscito, a ser operacionalizado juntamente com as eleições de 2010. Plausível a questão? Certamente.

Mas mais do que isso - saber exatamente quais as propostas advindas do legislativo. Acooorda povo brasileiro - essas essenciais discussões estão acontecendo nesse exato momento. Não são questões meramente ao "por vir" ou da boa vontade de um mero pesquisador da educação na escrita de um blog (aqui no caso o Traquinagens pedagógicas*)ou somente tem um caráter teórico.

Não! Acooorda povo brasileiro.

Tal conjuntura e necessidade de atuação política está se formatando desde a descoberta do Pré-sal e que nos bastidores da podridão capitalista - lobbystas já fazem de tudo para imputar no legislativo e na própria máquina - o entreguismo e o privatismo unilateral ao capital.

A questão por fim, além de complexa é essencialmente política e que pode ter um caráter metaestrutural devendo ser entendida em sentido soberano, de inteligência levando em consideração nossa conjuntura, interesses estritos financeiros, e a conscientização da já existencia de uma verdadeira guerra "invisível" de espionagem industrial pela qual a Petrobrás, Governo Federal e a nova Petro-Sal irá enfrentar combinados com toda uma matriz de lobbys capitalistas, ajustes contratuais que tem por gênese - a violência (germe da entidade capital) e as necessidades da indústria da morte (bélica). Ambas procurando sobrevalizar seu capital.

Paradoxo social e estatal que deve ser encarado como um paradoxo necessário - emancipação como fim, mas admitindo meios "anti-sociais" (como nova militarização - compra de 36 caças da França para a proteção das jazidas do pré-sal e costa brasileira).

Em frente Brasil. Em frente agentes da Educação - tendo a consciência de que existe muito trabalho pela frente.Mais uma vez, em frente, a passos firmes e confiantes - em frente Brasil, pois és uma nação livre e soberana.

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©2007 '' Por Elke di Barros